terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sobre minha Texas Driver's License

Carro com decoração de Natal - very cute


Pois é, as pessoas têm tantas dúvidas sobre esse tema que eu nem sei se já escrevi algo sobre isso, mas resolvi fazer um post detalhado. Afinal, como funciona essa coisa de carta de motorista para au pair?

Pois bem, o primeiro passo é verificar a política de driver's license no Estado para o qual você está indo. Alguns Estados não aceitam a Habilitação Internacional, alguns aceitam provisioramente, e alguns aceitam forever. Agora - diga-se de passagem - eu seriamente RECOMENDO que você tire a habilitação no Estado para o qual vc está indo. Motivos? Vários. Primeiro de tudo, porque por melhor motorista que você seja, a polícia nem sempre é bem informada e você pode ter sérios problemas com as autoridades aqui, caso eles "cismem" que sua habilitação internacional nao serve e que você está dirigindo sem carta. Vide o caso que saiu ano passado no Youtube, da au pair brasileira que foi presa, sendo que ela estava com razão e podia usar a habilitação internacional, mas que foi parada por um policial mal informado. Segundo, porque a carta aqui é relativamente barata (paguei cerca de 60 dolares pelo curso teórico e 25.00 pela prova prática), sendo que você pode negociar com seus hosts pra eles cobrirem os custos, se você for dirigir as crinças para eles. Terceiro, pra quem já tem noção do que é dirigir, a prova teórica é bem simples, e a prática então, uma bobeira. Até porque pra não conseguir dirigir carro automático tem que fazer força, né.

Minha experiência? Ok, nunca fui super motorista no Brasil. Comecei a me empenhar em pegar mais na direção uns seis meses antes de vir pra cá. Minha host já tinha me avisado que no Estado do Texas eu não precisaria tirar a habilitação, mas que ela recomendava e que pagaria para mim. Então foi mais decisão minha tirar carta aqui que outra coisa, e talvez eu nem tivesse tirado se não fosse tão irritante ter que mostrar xerox do meu passaporte toda vez que ia entrar no bar e ver o segurança fazendo cara de ué rs.

Logo que cheguei foi aquela correira de começo, então acho que foi uns dois meses depois que comecei a ir atrás mesmo do assunto da carta. Primeiro de tudo, precisei fazer um curso teórico. Fiz um curso on line que terminei em um dia. Sim, 8 horas sentada na frente do pc, assistindo uns videozinhos soooo borings, com direito a prova no final, mas fiz e passei, td certo. O certificado chegou pelo Correio 10 dias depois. Foi até bom fazer o curso, porque algumas coisas do transito aqui são bem diferentes do Brasil, e por melhor motorista que vc seja, é importantissimo saber as leis daqui, senão vc vai fazer m****. Quem já parou naqueles Stop 4Way e não conseguiu mais sair sabe bem do que estou falando.

Feita a prova teórica, era hora de marcar a prática. Sinto uma certa vergonha em dizer que não foi senão depois de mais 4 meses (total de 6 aqui) que criei vergonha na cara e resolvi ir fazer a tal prova. Meu problema? Depois de tanto tempo aqui, não sabia mais fazer baliza. O que? Sim, isso mesmo, aqui quase todas as vagas são feitas pra se parar de frente, então vc esquece. Ainda mais eu, que nunca aprendi direito. Ainda mais com um carro diferente. Sim, pedi ajuda pra meus grandes amigos, que me assistiram parkeando durante mais ou menos uma hora, até eu aprender kkk Feito isso, fiz a prova prática (nada de mais, um percurso de 5 min e o dito parallel parking). Aí comecei a reparar que 70% dos americanos não sabem fazer parallel parking, mas isso fica entre nós ;)

E foi isso! Um mês depois minha habilitação chegou em casa pelo correio, sem drama, sem choro, sem dor. Eu agora tenha uma ID válida aqui, e não preciso mais sofrer com a dita fotocópia na carteira rs.

Perguntas? Deixe aqui, que eu respondo nos próximos posts!!

Próximo post vou falar um pouco das diferenças de dirigir aqui e no Brasil. Até!!

13 comentários:

  1. Oii Amandaa td bein??
    Eu sou Camila, au pair em MD mas estou aki passando uns dias com a minha familia.
    Se vc ver esse coment antes do fds me liga 240 701 4544.

    Beeeijoss :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda, muito legal teu blog. Adorei!
    Estou em contato com uma família do Texas, estou super nervosa, nos falamos uma vez por chat e hoje eles irão me ligar. Meu inglês é um pouco fraco ainda, por isso estou mais nervosa. Estou lendo teu blog para saber mais sobre o Texas.
    beijoo!!

    ResponderExcluir
  3. Hello Amanda,
    gostei muito do seu blog,ja afz um tempo que procuro um lugar onde eu posso tirar kinahs duvidas e ver as experiencias de outras pessoas.Vou para San Antonio em Janeiro e gostaria de saber como é o clima nessa época e quais roupas não posso deixar de levar, vo pode me ajudar?


    Carol Araújo

    beeeeijos

    ResponderExcluir
  4. Carol, em janeiro do ano que vem?? Se for, vou dizer que janeiro aqui é frio! Tipo, dez graus ao meio dia e zero ou menos a noite... qq coisa me manda um email (amanda.giacopini@gmail.com)

    bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda!! tudo bem?
    Estou adorando o seu blog mesmo porque vou ser au pair em texas tambem....e gostaria de saber como é a região mais ou menos por ai.. se o inglês é diferente porque eu vi que ha muitos imigrantes pra nessa região....
    Obrigada
    Jac

    ResponderExcluir
  6. Ola Amanda, eu tava procurando um blog de au pair no texas e achei os eu, te add, serei uma male au apir em NY... boa sorte para vc.

    bjus...

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda! Adorei seu blog, tirei varias duvidas, moro nos The Woodlands a 4 meses, preciso tirar a Texas Drives, vc poderia me dizer qual o site para a prova teorica?? Poss te procurar no face?? Adorei seu blog,parabens!! Criss Neumann

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris, te passo todas as informacoes sim, me passa seu email! Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi! Obrigada por responder!!
    Segue meu email:
    cavalcanticris@hotmail.com
    Bju
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. Ola Amanada por favor me add no msn gostaria muito de falar com vc me encontro na mesma situação que vc estava e estou com algumas duvidassobre o programa tenho 23 anos e sou estagiaria em uma multi nacional , namoro a 4 anos e vou me formar no meio do ano que vem estou com muitas duvidas bjusss stefravanelli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda,

    estava procurando info sobre como tirar a carteira de motorista no Texas e achei o seu blog. Muito legal, gostei muito do seu post. Mudei para os EUA, texas com a minha família a cerca de quase 2 meses e agora chegou a hora de tirarmos a habilitacao. Como ainda nao estou segura no inglês, decidir fazer a prova em espanhol. Estou estudando pelo manual do condutor do Texas, mas vi que vc mencionou que há curso teórico online. Você tem como me passar informacoes sobre o tema. Tipo qual o link, como faco, se a prova teórica é feita também online...? Beijos, Sheyla Brainer

    ResponderExcluir
  12. Sheyla, eu fiz o curso e a prova nesse site:

    http://adultdriversed.idrivesafely.com/

    São 6 ou 8 horas de aula on line (uns videos chatinhos) e tem uns quizzes no meio, e a prova é no fim, mas vc nao precisa fazer tudo de uma vez, pode ir com calma. O certificado chega pelo correio :)

    Boa sorte!

    Amanda

    ResponderExcluir
  13. Oi Amanda, obrigada pela resposta. Vou olhar o link. Bjs. Sheyla

    ResponderExcluir