segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A lenda de Jack O'Lantern



Aqui nos EUA todas as casas decoram seus jardins com várias coisas, mas a abóbora-lanterna é sem dúvida um dos artefatos mais comuns. As lojas aqui até vendem kits com ferramentas especiais só pra cortar as abóboras, e cada um faz o desenho que preferir. Pensando nesse costume, tão comum, comecei a procurar o porque da abóbora, e encontrei essa história:

"Uma lenda irlandesa conta que em um 31 de outubro, Jack – homem alcoólatra e grosseiro – bebeu mais do que de costume e o Diabo veio para levar sua alma. Desesperado para viver, Jack implora por mais um copo de bebida. O Diabo, compadecido, concorda.
Sem dinheiro para o último trago, Jack pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: poderá libertá-lo se ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e até faz caridade. Mas a mudança não dura muito.
No ano seguinte, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece reclamando por sua alma. Jack, esperto como sempre, convence o Diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O Diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O Diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o Diabo nunca mais o aborreça. O Diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O Diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, joga um pedaço de carvão para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe o carvão dentro de um nabo e sai perambulando.

Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern ('Jack da Lanterna'). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar. "

(http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-2099-18566-,00.html)

Lendo um pouco mais descobri que, ao virem para a América, os irlandeses encontram uma grande abundância de abóboras na época do Halloween, e resolveram utilizá-las em lugar dos nabos. Daí que Jack O'Lantern virou o tão conhecido sorrisão laranja. E isso eu posso dizer, agora encontramos pilhas e mais pilhas de abóboras nas entradas dos supermercados, e agora sim, as pessoas começam a enfeitar as casas para a festa. Assim que eu tiver oportunidade, vou colocar algumas fotos de umas casinhas enfeitadas.

Boa semana!

Um comentário:

  1. Oi Querida,


    Adorei o post, sempre me perguntei o pq das abóboras. rs

    Adoro o blog, pois vc sempre nos conta a origem das histórias.
    :)

    Muita sorte, que Deus te abençoe.

    Bjs,

    ResponderExcluir