terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

História e Origens do Valentine's Day


Fevereiro começou e já está quase no fim, e fiquei devendo o post sobre o dia dos namorados. Para me redimir da minha ausência, resolvi pesquisar um pouco sobre a história dos Dia dos Namorados americano, ou Valentine's Day.

As origens da celebração dessa data estão na celebração do dia de Saint Valentine, um mártir da Igreja Católica do qual pouco se sabe, mas que era costume celebrar no dia 14 de fevereiro (by the way, a palavra "valentine" significava justamente isso - mártir).

Essa data também era marcada pela celebração de Juno pelos romanos, rainha dos deuses romanos, das mulheres, e do casamento. O dia seguinte à festa de Juno era o início do Festival da Lupercalia. Nesse dia, jarras era colocadas com tiras de papel com nome de meninas. Em seguida, os meninos tiravam cada um papel, faziam um desenho com o nome da menina que haviam tirado, e passavam o resto do festival com o seu par. Muitos passavam o resto do ano juntos, se apaixonavam e casavam.


Com o passar dos anos,  houve uma associação de amor e fertilidade com a celebração do santo e da data, levando as pessoas a celebrarem esse dia presenteando seus amados com flores e cartões (e, mais recentemente, chocolates, jóias, etc.).

Os americanos celebram essa data um pouco diferente da forma que celebramos o dia dos namorados no Brasil. Os adultos presenteiam seus parceiros, mas as crianças também levam doces e cartões para seus colegas (a minha pequena de 10 anos fez vários cartões, um para cada amiga, e colocou um chocolate em cada). Eu mesma, recebi de novo esse ano chocolates dos meus hosts. As avós das meninas mandaram cartões de Happy Valentine's Day pelo correio para elas. Aqui a celebração dessa data inclui não só casais, mas em grande parte a celebração da amizade, e é muito comum ver morangos cobertos com chocolate para se vender especialmente nessa data (aliás, são mega caros, tipo 5 dólares por uma caixa com 4 morangos... melhor fazer em casa hehe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário