quarta-feira, 14 de abril de 2010

I got my visa!!!

Uau! Já faz quase 1 mês que fiz minha última postagem! È incrível como quando estamos na expectativa o tempo realmente voa...


Desde minha última postagem muitas coisas aconteceram, então vou tentar resumir tudo de um jeito que não fique muito chato... tudo se resumiu a uma coisa: papéis e entrevista para o visto americano.

Parece que até que você escolhe uma família, não acontece muita coisa: tem toda ansiedade com relação ao fato de que podemos achar uma família legal ou uma furada, mas depois que passa essa ansiedade de entrevistas e você consegue o match (ou seja, fecha com uma família), temos a impressão de que tudo se resolveu. BIG MISTAKE!!! A correria vem quando você se dá conta de que ainda há TUDO por fazer: arrumar a Permissão Internacional para Dirigir, resolver pendências de banco, celular, procurações, e, é claro, o fatídico visto americano.

Para se ter uma idéia, aqui vão os principais passos para quem deseja um visto do grandessíssimo Consulado dos Estados Unidos da América:
1. Antes de mais nada, você precisa do passaporte. É bom tirar logo que vc começa o processo de Au Pair, porque se der algum problema você

2. Agendar sua entrevista no site do Consulado. É preciso pagar uma taxa de 38,00 reais. Agende na parte da manhã, no primeiro horário, se possível, porque aquilo LOTA (eu agendei às 07h30, mas cheguei às 06h30 e saí às 09h30).

3. Pague a taxa do visto no Citibank (131,00 USD)

4. Tire uma foto 5x5 eletrônica (ela vai no DS160). Cuidado: não use brincos, deixe as orelhas à mostra e a franja longe dos olhos, ou eles podem barrar sua foto no Consulado

5. Preencha o formulário DS160 eletrônico (é cheio de detalhes, preencha no mínimo uma semana antes da entrevista)

6. Leve no Consulado: uma cópia do seu agendamento de entrevista, a página de confirmação do DS160, o comprovante de pagamento da taxa Sevis (a agência fornece), seu passaporte, comprovante de pagamento da taxa do Citibank e uma foto 5x5 (a mesma que vc carregou no DS 160). Leve também uma caneta e dinheiro suficiente para pagar a taxa de intercambistas (40,00 USD) e a taxa de Sedex (21,00 reais). Eles não passam cartão!

7. Não se esqueça de providenciar alguns documentos que te ajudem a convencer o Cônsul de que você não deseja ficar ilegalmente no país: a carta de confirmação da família (a agência te entrega), extratos de cartão de crédito, cópia do imposto de renda de sua família, do documento do carro, cópia de seu diploma, da escritura da casa, carta de seu empregador atual ou do último, etc.

No dia da minha entrevista, acordei às 4h fui ao Consulado com minha amiga Michele (sim amiga, você foi parte importante do processo: obrigada de novo!). Cheguei no Consulado às 06h30, e a fila já estava andando. Primeiro passei por um guichê para pegar a senha. O guichê seguinte é chamado de Pré-Entrevista, onde eles conferem sua documentação. O terceiro guichê é para recolher suas digitais, e o quarto para a entrevista e concessão do visto. Sinceramente, eu tava bem nervosa, mas o cara só perguntou pra mim (em inglês, é claro) o que eu fazia atualmente no Brasil e o que eu faria quando voltasse. Admito que tive sorte: o cônsul pode perguntar muitas mais coisas até te dar o visto. Enfim, depois é só pagar a taxa de intercambista e apresentar o comprovante para o Cônsul, e por fim, pagar a taxa de Sedex. Dependendo do dia o processo todo pode levar até umas 6h, mas depois de 3h eu já estava liberada e feliz =)
Obrigada a todos que me desejaram sorte!!! Eu realmente estava preocupada com essa etapa da viagem, mas até agora tudo deu certo, e meu embarque está previsto para 09/05!!!
Agora vou começar a fazer minhas malas, e o limite de bagagem de 23 Kg está realmente me preocupando... mas vamos lá!!!

Um comentário:

  1. Esse post vai ficar gravado no meu pc, pois quando eu precisar de um visto vou consulta-lo!

    Abraço e boa sorte!!

    ResponderExcluir