sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Reflexão ao pé da mesa

Hoje almoçando eu tive um momento de epifania. Estava elaborando minha sobremesa, um dos melhores momentos do dia. Com a restrição de poder usar só os alimentos que tenho em casa devido à pão-durice que a vida como au pair exige, é necessário desenvolver um certo sentido de criatividade na hora de comer. Pois bem, como sobraram algumas panquecas que fiz para o café da manhã, eis no que resultou minha criação: panquecas, cerejas escuras (dark cherries) e chocolate syrup. Olhando para minha obra, digna de uma foto (pena que não tirei, a fome foi mais rápida), minha boca enchia d'água só ao pensamento de iniciar a degustação. O prato ficou lindo, daqueles de se comer com os olhos. Uma garfada depois, a decepção. Não era ruim. Eu podia diferenciar o açúcar do syrup do sabor das cerejas, e a textura das panquecas dava um equilíbrio. Mas não era a maravilha que a figura prometia ser.
O sentimento de frustração me caiu surpreendentemente familiar. E então entendi. Quando cheguei nos Estados Unidos, o choque foi enorme. No lugar onde moro, a cidade é pequena, toda planejada, construída no meio de uma floresta de árvores. Tudo é lindo. As pessoas são bem vestidas, os jardins bem cuidados, as crianças loiras de olhos azuis correm na rua sem medo. Tudo parece perfeito e exatamente como deveria ser.
É só depois de um certo tempo que conseguimos desenvolver uma percepção das entrelinhas. Só então nos atentamos para o fato de que aqui as crianças tem problemas de drogas nas escolas. Aqui também casais se divorciam. Aqui também pessoas se suicidam. Aqui, os famosos cupcakes são lindos, mas na primeira mordida temos que tomar cuidado para não travar com todo o açúcar do icing. Aqui, as pessoas também roubam e são assaltadas. E depois da primeira mordida, finalmente percebemos que não há lugar perfeito ou paraíso terrestre. O que existe são sua crença, família, bons amigos, e escolhas. O resto, é só fotografia.

2 comentários:

  1. Oie Amanda! Acho seu blog bem legal. Tambem estou pensando em ser au pair e penso em ir para o texas. Se futuramente vc puder me indicar alguma familia agradeco, pois nao podemos escolher na agencia ne.. meu email e pcrs20@gmail.com
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda,
    Meu nome é Rayssa, eu tenho 20 anos e acabei de começar a pensar em passa um ano como au pair.
    Achei seu blog muito legal, me ajudou muito a algumas das milhões de dúvidas que eu tenho sobre o programa, mas o que eu realmente estou preocupada é com relação a grana, o dinheiro que a gente ganha ai dá pra ter uma vida legal, ou tem que rolar AQUELE suporte familiar? O programa fica muito mais caro do que a taxa que a gente paga na agência? Desde já agradeço muito!

    Rayssa
    Meu e-mail é jaidy21@hotmail.com

    ResponderExcluir