segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sobre as horas extras


É incrível como essa questão financeira não sai da minha cabeça no final do ano. Acho que também não é por menos: com o Natal chegando, é hora de pensar nos presentes que quero dar e viagens que ainda quero fazer. Fica nos pensamentos aquela pulguinha... ah como eu queria poder fazer um dinheirinho extra.

Todas as au pairs escutam da agência que é proibido fazer hora extra, porque o programa de au pair tem como objetivo o estudo. Daí que depende da au pair e da host family se vão querer honrar o sistema ou não. Alguns pontos objetivos:

Conversar com a família ANTES de fechar, e deixar todos os pontos bem claros. Minha família sempre disse que não pagaria nada extra, porque eles realmente não têm necessidade de trabalho extra. Muitas famílias já quando estão fechando com a au pair avisam que vão precisar que a au pair trabalhe a mais. Nosso horário é de 45 horas semanais, então, queridas au pairs, sejam inteligentes e:

1. Fechem o valor ANTES  de trabalhar. Você não vai querer ralar 4 horas a mais na tarde de sábado e descobrir só depois que decidiram que vão te pagar 5 dólares por hora. Quando pedirem para trabalhar a mais, nada de vergonha: abra a boca e pergunte, ponha os pingos nos is. Trabalho não negociado é trabalho mal pago.
2. Quanto cobrar? Isso vai depender da família e do lugar onde você mora. Aqui no Texas é comum que se pague 10 dólares por hora. Não é muito, principalmente quando você já trabalhou as 45 horas da semana e já está a ponto de querer trancar as crianças no banheiro e fingir que estão dormindo. Algumas meninas recebem mais, 15 ou até 20 dólares pela hora extra, por isso é sempre bom conversar com alguma au pair da localidade e perguntar qual é a média que se cobra.
3. Quando a hora deve ser paga como hora extra? Bom, querida au pair, a única coisa que posso aconselhar aqui é que você tenha muito bom senso e combine isso com sua família ANTES. O que eu acho justo é: se você trabalhar mais que as 10 horas máximas por dia, o que fizer a mais é extra e deve ser pago como tal.
4. Outra coisa: as horas devem ser contadas por semana. Como assim? São 45 horas semanais no máximo, certo? Então se chegar Domingo à noite (a semana começa na Segunda pra mim) e você trabalhou 40 horas naquela semana, não é por isso que vc pode trabalhar 50 horas na semana seguinte (45 + 5 da semana passada). Porque digo isso? Uma amiga minha trabalhou durante um mês assim, algumas semanas trabalhou 60 horas, outras trabalhou 35, ou 40. A host dela juntou tudo, calculou quanto ela deveria ter trabalhado no mês, e, enfim, minha amiga recebeu muito menos do que esperava e ficou muito frustrada. Por isso, acertem tudo exatamente como deve ser  ANTES.
5. Não se esqueçam que, caso tenham um problema com o pagamento de horas extras, ninguém vai te ajudar, porque o pessoal da agência não permite e não vai te apoiar em nada se você tiver algum problema em receber essas horas extras. Portanto, sejam espertas e não deixem para resolver os detalhes depois que você já trabalhou: resolvam antes. Você evita frustrações e é mais feliz.

Se tiverem histórias para contar postem aqui, é sempre legal escutar a experiência de outras meninas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário