segunda-feira, 7 de maio de 2012

Às au pairs que pensam em prestar o TOEFL


Olá pessoal. Este post é para falar um pouco do TOEFL e de como fazer a prova. O TOEFL é um teste de inglês para pessoas que não são nativas de países cuja língua oficial é o inglês. O teste tem vários usos: é requerimento de muitos cursos de graduação e pós-graduação para estrangeiros que desejam estudar nos nos Estados Unidos, bem como referência de conhecimento da língua inglesa em outros países. É uma ótima referência para quem está à procura de emprego, bem como no campo de educação, para professores de língua inglesa. Assim sendo, queridas au pairs, a terra do Tio Sam é uma excelente oportunidade de enfrentar o teste e voltar para o Brasil com alguma certificação.
O formato do teste é bem prático: a prova é dividida em 4 partes, reading, listening, speaking e writing. Nada de cobrança de gramática pura: todas as questões envolvem um contexto acadêmico, situações pelas quais você estará exposto na universidade, como aulas de biologia, geografia, situações administrativas do campus, etc. Então não há muito a temer, pois nenhum curso de inglês vai ajudar muito com essa prova.
O teste no formato iBT (versão eletrônica da prova, feita num computador) custa 175 dólares, e você pode conferir detalhes do teste, locais da prova e inscrição nesse site:

http://www.ets.org/toefl/

Quando você se inscreve para o teste eles também te oferecem um simulado online da prova que sai de 40 por 27 dólares. Vale a pena comprar o teste para ter uma noção da prova: o conteúdo é parecido e você pode escolher fazer o teste em timed mode, o que ajuda muito, já que uma das partes mais difíceis do teste é que ele é completamente cronometrado. As únicas ressalvas são que eles não têm a versão da prova para MAC e eu tive problemas com a seção do speaking e não consegui terminá-la por problemas de audio, o que me fez perder um dia de estudo e me deu muita dor de cabeça. Cada seção vem com explicações de quantos minutos (ou segundos) você vai ter para responder às questões. É preciso controlar os nervos, já que a duração da prova é de quase 4 horas, com um curto intervalo de 10 minutos. O total de pontos é 120, mas a maioria das universidades só exige de 75 a 81 pontos para entrar nos programas. O resultado sai em duas semanas, então ainda estou aguardando o meu.

Depois da gente se mudar pra cá e batalhar para afiar o inglês, nada como ter uma confirmação de que seu inglês é fluente, o que certamente vai ajudar muito a todas, fiquem nos EUA ou voltem para o Brasil.

3 comentários:

  1. Olá Amanda....

    Meu nome também é Amanda, também quero ser uma Au Pair. No momento estou conversando com uma familia de Austin, Texas, e como você já morou nesse estado gostaria de saber como é o sotaque daí, se é muito diferente, se é muito dificil, se é feio, enfim essa coisas. E se o Texas é um bom estado para a gente morar.

    Desde ja Obrigada!!
    Att. Amanda C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda (nome lindo rs) é o seguinte: essa história de sotaque é um pouco relativa. Meus hosts se mudaram muito quando jovens, então não tinham sotaque nenhum. Em geral as pessoas do Texas não te sotaque não, só se você pegar gente mais do interior, mas Austin é uma cidade enorme e super bacana, cheia de estudantes e gente de todo o país, então tenho certeza de que vc não terá nenhum tipo de problema nesse sentido. Eu amava morar no Texas, era um clima super bacana, e neva dois ou três dias no ano dependendo da cidade, então se você gostar da família, vá em frente! Espero ter ajudado, se tiver mais dúvidas me escreva!

      Excluir
  2. Olá Amanda(realmente é um nome lindo, ahsu) obrigada por responder meu post, eu ainda estou conversando com a família, então vamos ver no que vai dar. Sua resposta foi de grande ajuda, porque a gente lê em muito lugares que o Texas é um lugar ruim, e todo aquele blablablaaa...mas estou realmente gostando da família,o único problema é que eles não tem TV a cabo e o horário é um pouco puxado, mas no momento acho que isso é irrelevante, Espero que de certo.
    Mais uma vez muito obrigada!!

    Att. Amanda C.

    ResponderExcluir