sexta-feira, 18 de junho de 2010

O mal da idade nao eh so para os idosos

Como assim? Bom, o que eu quero dizer eh que a idade das criancas das quais a au pair vai cuidar afeta sim sua rotina. Quando me inscrevi no programa o pessoal da agencia me disse que a maioria das familias tinha criancas bebes, com a idade de 3 meses a 3 anos. Ai que se eu nao quisesse cuidar de criancas pequenas, meu hall de host families iria diminuir bastante, e eu nao iria conseguir uma familia com tanta facilidade. Conclusao: me disponibilizei em meu aplication a cuidar de criancas bebes. Vou confessar que eu fiquei morrendo de medo de pegar crianca muito pequena: minha experiencia com bebes foi mais que tudo com minha irma cacula, mas cuidar do filho dos outros eh uma responsabilidade gigante, e se eh uma crianca que nao fala, soh chora (pq tem fome, sono, dor, tristeza), enfim, fiquei com medo.
O mais engracado de tudo foi que NENHUMA das familias que entraram em contato comigo tinha crianca com menos de 4 anos. Sim, Deus eh brasileiro.

Com um mes e alguns dias aqui nos EUA, eu percebo que a idade das criancas influencia em toda a rotina. Criancas mais velhas (como as minhas, de 8 e 12 anos) tem mais atividade: vao para a escola, tem cursos de tudo o que eh coisa, esportes, etc., o que torna a rotina da au pair muito mais dirigir pra cah e pra lah do que qq outra coisa. Tambem temos mais tempo livre, pq enquanto as criancas estao nas atividades, vc nao tem mto o que fazer a nao ser a laundry e arrumar a louca.... bem isso varia mto de familia pra familia, mas enfim, EU nao tenho muita coisa das kids pra me preocupar qdo elas nao estao aqui rs

Agora, lado ruim: criancas mais velhas tem personalidade mais forte, sabem o que querem e o que nao querem. As vezes olham torto pra comida que vc fez (se tem salada entao... eh um parto). As vezes vc fala: 'Nao faca isso!' . E elas fazem. Ou entao: 'Nao fale assim', e elas falam. Enfim, vc pode nao se sentir muito querida. Alias, as vezes vc tem ctza de que sua presenca eh indesejada. Afinal, se vc nao estivesse ali, elas teriam o pai e a mae por companhia (como se fosse sua culpa). Enfim, sao criancas muito carentes, que jah tem au pair, na maioria das vezes, ha algum tempo, e nao ficam perto dos pais o quanto gostariam.

Essa semana a mais velha estava xingando a mais nova (pq eu nunca vi duas irmas que se odeiam e brigam tanto) e eu disse: 'K., nao fale isso pra sua irma'. E ela? 'Falo sim'.
Nessa hora vc tem sonhos oniricos, de vc pendurando a criatura pelos cabelos pra mostrar que eh que manda. Mas nao, vc eh uma au pair, e nao vai fazer nada disso.
Vc vai esperar pacientemente os pais chegarem em casa e vai contar tudo o que aconteceu. E ai, a Dita Cuja vai ter que tomar uma  bronca do pai, seu ente querido, e ainda vai ter que pedir desculpas pra vc. Sim, vc sai ganhando no final, por isso nao arranque seus cabelos. Ser au pair eh ter paciencia. MTA.
E vc au pairs, como lidam com essas situacoes?

Agora, conversando com uma amiga au pair que tem criancas de 1 e 5 anos, a rotina eh bem diferente. A kid mais velha tem escola de manha, entao ela soh precisa cuidar da mais nova. Passa a manha brincando com a bebe, e quando a mais velha chega em casa as duas kids almocam e dormem. Mais tempo livre. A host chega em casa as cinco e meia, por isso ela tem uma schedule bem regular: todos os dias das 8 as cinco e meia.

Como tenho criancas mais velhas, minha schedule eh mais baguncada: trabalho das seis e meia as sete e meia da manha, fico off ateh as 3 da tarde, qdo busco as kids na escola. Depois trabalho das 3 ateh qdo meus hosts chegam em casa. As vezes eh as seis e meia, mas as vezes eh as 8 da noite. Ou seja, somando trabalho menos (nao posso reclamar da minha schedule), mas meu horario eh mais baguncado.

Minha amiga jah ouviu das kids 'I love you'. Eu jah ouvi 'Go away'. Enfim, criancas mais velhas sao mais dificeis de conquistar. Mas ainda tenho 11 meses aqui, entao....... NO STRESS =)


Bom, essa eh a schedule normal, mas nas ferias eh diferente.... sei que prometi um post sobre atividades de ferias, mas fica pra proxima ;)

Um comentário:

  1. Amanda, tudo bom!??? Meu nome é jessica coelho e Vc simplesmente está me salvando com esse blog! Estou conversando com uma familia do TEXAS.. e nao achei muitos blogs com au pairs que morem aí... queria muitissimo seu e-mail ou skype para tirar as dúvidas sobre o lugar, o que tem por perto, clima.. por uma visão brasileira! Voce sabe mais do que ninguém como é a angústia de uma au pair em processo de match para nao fechar com uma familia que more num lugar no meio do nada!

    meu e-mail é jessicanunescoelho@hotmail.com

    Obrigada desde já...

    beijo, jessica

    ResponderExcluir