terça-feira, 6 de setembro de 2011

Um passeio pelas vinhas de Fredericksburg


Pois bem, voltei pra contar de um dos passeios que fiz por aqui. Já fazia um tempo que eu escutava falar de uma cidadezinha entre San Antonio e Austin chamada Fredericksburg. E pode ser que alguns se surpreendam, mas aqui no Texas tem várias towns de colonização alemã. Aí que num final de semana resolvi passear na pequena Fredericksburg. Devo dizer que pra quem já esteve em Curitiba e visitou aqueles bairros de casinhas mega charmosas, Fredericksburg não foi lá a mais emocionante das experiências. No aspecto estético, deixou bem a desejar.
Mas eis que esse pequeno refúgio tem um tesouro que atrais vários turistas: vinhas. O quê? É, isso mesmo. Fui pra lá pensando num belo strudel de maçã, e voltei com uma memória de belas vinícolas. Fomos em duas vinhas, e é um passeio super legal. Primeiro porque pagamos só dez dólares pra provar seis vinhos diferentes (tá, não enxem o cálice, mas é uma delícia sair apontando qual vinho você quer experimentar).  E segundo porque numa das vinícolas fizemos um tour onde conhecemos todo o processo de produção do vinho. E vou dizer gente, fiquei bem impressionada.
Descobri que o sabor do vinho é influenciado desde o sabor das uvas que vêm da colheita até o tipo de cedro que você utiliza nos tonéis de armazenação. As variantes são inúmeras: tempo de fermentação, tipo de uvas utilizadas, tempo de armazenamento, nível de tosteamento dos tonéis, tipo de cedro utilizado, e por aí vai... não vou falar muito porque não sei mais profundamente, e vai acabar saindo uma heresia aqui, então só o que posso dizer é que agora a grande variação de preços no mercado faz muito sentido.
Por fim, foi super legal que em uma das vinhas era o dia de "Annual Grape Stomp". O que é isso? É um dia em que eles relembram um dos métodos antigos de fabricação do vinho, e colocam tonéis cheios de uva pra gente entrar com os pés e amassar. É, pensei o mesmo. ECA! Mas não posso deixar de dizer que me diverti a beça. A gente compra uma camiseta e no final coloca os pés sujos de uva pra marcar o acontecimento. Ainda bem que estava de esmalte, ninguém merece unha roxa com cara de sujeira hahaha

Um comentário:

  1. curti amanda!! Na primavera parece q tem uma fazenda de wildflowers e vc pode sair dali com o seu pp buque! A gente foi lah ver mas naquele ano nao tinha chovido entao nao teve o blossoming entao antes de ir melhor averiguar!! MAs isso das vinhas dizem q eh bem legal mesmo!! Beijos!! E vem pra cah de novo conhecer nosso novo apto!!

    ResponderExcluir